Este é um edublog que tem como objetivo socializar textos sobre a temática de gênero, na intenção de criar um espaço voltado para a reflexão desta temática. Sejam bem-vindos!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Gênero: questão de homem

Foto: "Jorge Lyra, Coordenador Geral do PAPAI, compartilhou as ações desenvolvidas pelo PAPAI que desafiam as normas rígidas de gênero" (fonte: http://www.papai.org.br/index.php?goto=galeria_1.php&inicio=0&pag=0&tipo=1)


É comum que, ao pensar em gênero, as pessoas associem o tema a uma quetão feminina. De certa forma, as mulheres são mais numerosas a tratar desta temática; não se muda uma cultura milenar com aspectos misóginos e machistas em pouco tempo. No entanto, são cada vez mais numerosos os homens que se associam à luta de gênero. Gênero é um tema que importa para homens e mulheres. Muito se engana quem identifica esta questão como relevante apenas para estas.

Exemplo disto é a Rede de Homens para Eqüidade de Gênero (RHEG). Esta rede "integra um conjunto de grupos e organizações que atuam na promoção dos direitos humanos, desenvolvendo ações informativas, educativas e políticas, bem como estudos e pesquisas com homens e/ou sobre masculinidades, a partir do enfoque de gênero. Fazem parte da RHEG: Instituto PAPAI, Instituto Noos, Instituto Promundo, Promulher- Família e Cidadania; Ecos- Comunicação em Sexualidade, Margens/UFSC e Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)." (informações tiradas da página: http://www.papai.org.br/index.php?goto=noticias.php&cod=109&PHPSESSID=04a9f6ace6235fd8cee1d3b8d4e1fe71)


Exatamente nesta quinta-feira 27/8/9, a RHEG está lançando o documento-marco “Princípios, diretrizes e recomendações para uma atenção integral aos homens na saúde”.

"O documento organizado pela RHEG apresenta um conjunto de idéias, argumentos e informações sobre a atenção aos homens nos serviços públicos de saúde. Ela integra as ações do Projeto Homens Jovens e Atenção Integral à Saúde, uma iniciativa do Instituto PAPAI, em parceria com o Núcleo de Estudos em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE). O objetivo da iniciativa é contribuir para a consolidação de políticas públicas de atenção integral aos homens na saúde, a partir de reflexões críticas e proposições, tendo por base a perspectiva feminista de gênero. O lançamento do documento foi feito pelo coordenador do Instituto PAPAI e integrante da RHEG, Ricardo Castro." (http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20090827110821&assunto=71&onde=VidaUrbana)

É através da integração dos homens a atividades tidas preconceituosamente como tipicamente femininas e vice-versa que chegaremos a construir uma sociedade mais justa para tod@s. A campanha do Instituto Papai pela valorização da paternidade é um passo importante nesta direção. Confiram o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=FAKfHnR7ZjA&feature=PlayList&p=656B23386854334C&playnext=1&playnext_from=PL&index=37


Que tal pesquisarmos mais sobre o envolvimento masculino nas questões de gênero? Postem aqui comentários, links, comunidades, vídeos que discutam o tema.
Aguardo vcs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário